NASA vai lançar sonda que buscará as origens da vida e dos planetas

ciencia-astronomia-missacc83o-osiris-rex

 

A sonda OSIRIS-Rex (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer) será lançada no próximo dia 8 de setembro, a partir da base da Força Aérea norte-americana de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. O objetivo deste projeto é recolher amostras do asteroide Bennu, que se encontra nas proximidades da órbita da Terra, e que, segundo a agência, é crucial para que melhor se possa compreender o processo de formação dos planetas, a gênese da vida e as características dos corpos celestes que podem embater no nosso pequeno planeta azul. 

A OSIRIS-Rex sai do planeta Terra acoplada a um foguete Atlas V 411, numa viagem que deve durar, aproximadamente, 34 dias. Após isso, iniciará a longa jornada até o asteroide, sua chegada está prevista para 2018. Quando estiver firmemente estabelecida no Bennu, a OSIRIS-Rex dará então início à sua missão efetiva: recolher amostras, entre os 60 gramas e os 2 kg, da superfície do asteroide, via um braço robótico. Esta tarefa estende-se até 2023, altura em que uma cápsula deverá se destacar da sonda e enviar as amostras para a Terra.

Ao todo, esta é uma missão com uma duração de aproximadamente sete anos e constitui a terceira missão ao abrigo do Programa “Novas Fronteiras” da NASA. Clique para ver o vídeo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s